Entenda a importância do Dia Mundial da Diabetes, o que é e como funciona essa doença, assim como os sintomas e o seu tratamento
No dia 14 de novembro se comemora o Dia Mundial da Diabetes desde 1991. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de Sir Frederick Banting, o co-descobridor da insulina, com Charles Best.
O tema para este ano é o “Acesso aos Cuidados da Diabetes”. Isso porque existem mais de 14,3 milhões de brasileiros com essa doença, representando 7,7% da população, conforme os dados da Organização Mundial da Saúde.
Além disso, a projeção é de que 13,3 milhões de pessoas desenvolvam a doença no Brasil até 2040. Como forma de evitar o crescimento dessa patologia, o dia serve para conscientizar a importância do diagnóstico, tratamento e prevenção da diabetes.
Neste conteúdo, explicamos quais os 5 sintomas que podem indicar um sinal de alerta para essa doença, assim como os tipos existentes de diabetes e como funciona o tratamento dessa patologia. Confira!
Conheça 5 sintomas que indicam que você pode ter diabetes
Como o Dia Mundial da Diabetes surgiu para ressaltar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dessa condição de saúde que afeta muitas pessoas no mundo inteiro, é interessante conhecer e entender melhor sobre os sintomas dessa doença.
Atualmente, o Brasil é o 5.º país com mais pessoas diagnosticadas com diabetes e o 6.º se tratando de subdiagnóstico. Contudo, sem a confirmação da doença, muitas pessoas não realizam o tratamento e não previnem algumas severas complicações.
Portanto, um diagnóstico precoce é extremamente importante, já que assim o tratamento pode ser iniciado, evitando consequências maiores da doença. A seguir, conheça os principais sintomas da diabetes:
- Sede excessiva
A boca seca e a vontade constante de beber água é um dos principais sintomas da diabetes. Isso ocorre por conta da perda maior de líquidos em pessoas diabéticas, que urinam com mais frequência.
Além disso, para evitar a desidratação, o corpo anseia por líquidos como um mecanismo de defesa do organismo. No entanto, quando a pessoa está desidratada, a falta de umidade deixa a pele mais seca, causando mais um sintoma, a coceira.
- Doenças na pele
Além da coceira na pele, outros problemas podem surgir devido à falta de umidade e por conta da má circulação, como a acantose nigricans. Neste caso, se trata de um escurecimento em determinadas partes do corpo, como axilas e ao redor do pescoço.
- Visão embaçada
Neste caso, o sintoma já é mais significativo, considerado um sinal grave da doença. Isso porque a visão embaçada é um sinal muito comum do excesso da glicose e não pode ser ignorada.
O que ocorre é que o organismo elimina os líquidos dos tecidos devido às altas taxas de açúcar no sangue, causando problemas no cristalino dos olhos. Deste modo, a visão fica embaçada, com dificuldade para focar pessoas e objetos.
Em situações mais graves, quando a diabetes não é controlada, algumas pessoas chegam a perder a visão, um dos piores sintomas dessa doença.
- Fraqueza
A diabetes desregula várias funções do organismo e uma delas reflete na obtenção de energia. Afinal, a glicose funciona como um dos principais combustíveis para as células do nosso corpo.
Desse modo, pessoas diabéticas costumam se sentir fracas e fatigadas. O fato do organismo estar desidratado piora essa condição.
- Muita fome
Por fim, a fome frequente é mais um dos sintomas que indicam diabetes. Como a doença afeta a capacidade do organismo de gerenciar a glicose que as células utilizam para suas funções, o corpo entende que se encontra em um estado de privação.
Assim o organismo passa a sentir mais apetite, mesmo logo após as refeições. Para isso, apostar em alimentos que aumentam a saciedade pode ser essencial.
Entenda: diabetes tipo 1 X diabetes tipo 2
A diabetes é uma doença crônica em que o corpo não produz insulina ou não gerencia essa produção de maneira adequada. A insulina se trata de um hormônio produzido pelos pâncreas. Por meio dela, o corpo realiza a manutenção do metabolismo da glicose.
Deste modo, a falta de insulina provoca um déficit no metabolismo da glicose, causando a diabetes, que se caracteriza por altas taxas de açúcar no sangue. No entanto, não só no Dia Mundial da Diabetes, mas todos os dias precisamos se preocupar com este fator.
Isso porque, conforme a 10.º edição do Atlas de Diabetes, 537 milhões de adultos no mundo convivem com a doença, mostrando um aumento preocupante, confirmando a diabetes como um desafio global a ser combatido.
Logo, é importante saber que existem duas formas diferentes dessa doença. Entenda melhor sobre elas a seguir.
Diabetes tipo 1
Em geral, este tipo de diabetes aparece na infância ou na adolescência. Entre 5% a 10% dos casos dessa patologia se enquadram aqui, no qual o sistema imunológico ataca as células que produzem insulina.
Em suma, não há produção suficiente de glicose entre as células, aumentando as taxas de glicemia. Assim, o organismo precisa do uso de insulina como tratamento, para adequar a quantidade de glicose no sangue. Veja quais os principais sintomas deste tipo de diabetes:
- Fome e sede constante;
- Vontade de urinar várias vezes ao dia;
- Perda de peso;
- Fadiga e fraqueza;
- Mudanças de humor;
- Náusea e vômito.
Vale ressaltar que a causa da diabetes do tipo 1 pode ser autoimune, ou seja, autoanticorpos ou ainda desconhecida.
Diabetes tipo 2
Neste caso, a diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita de maneira adequada a insulina produzida. Assim, a causa deste tipo é multifatorial, ou seja, está relacionada com o sobrepeso, sedentarismo e má alimentação, assim como a idade avançada e genética.
Além disso, muitas vezes, ela costuma ser assintomática, com sintomas se manifestando somente na idade adulta, após os 40 anos. Por isso, existe uma maior chance de complicações tardias. Então, veja quais os principais sintomas neste caso:
- Fome e sede constante;
- Formigamento nas mãos e pés;
- Vontade de urinar várias vezes ao dia;
- Infecções frequentes na bexiga, rins e pele;
- Cicatrizações lentas;
- Visão embaçada.
Por fim, ainda existe a diabetes gestacional que acontece durante a gravidez. Neste caso, as taxas de açúcar no sangue se encontram elevadas, sem a pessoa ter um diagnóstico prévio da doença. Assim, toda gestante precisa realizar exames durante o pré-natal.
O Dia Mundial da Diabetes e a importância do tratamento correto
O tratamento da diabetes do tipo 1 exige o uso diário de insulina e outros medicamentos que controlam a glicose no sangue. Cerca de 70% dos casos começam antes dos 30 anos, com pico de incidência em torno dos 12 anos.
Já o tratamento para a diabetes tipo 2, em geral, ocorre após os 40 anos e consiste, em primeiro lugar, identificando o grau de necessidade de cada paciente, alternando entre medicamentos e outras técnicas como inibidores da afaglicosidade, por exemplo.
Além disso, a diabetes de tipo 2, em geral, acompanha outros sintomas de saúde como sobrepeso, obesidade, sedentarismo, pressão alta e triglicerídeos elevados. Portanto, o ideal é buscar hábitos mais saudáveis para tratar e prevenir as complicações.
Afinal, o Dia Mundial da Diabetes foi criado para conscientizar a população dos riscos desta patologia que, muitas vezes, pode ser evitada com a prevenção e a ajuda de uma equipe multidisciplinar. Isto é, a prática de atividades físicas regulares e a alimentação saudável.
